Notificação dos primeiros casos suspeitos de Covid-19 em Wuhan, na China
Notificação dos primeiros casos suspeitos de Covid-19 em Wuhan, na China

As vítimas seriam frequentadores de um mercado atacadista de animais. A Covid-19 é causada pelo vírus Sars-CoV-2, também chamado de “novo” coronavírus porque faz parte de uma família Sars-Cov, que possui outros membros já conhecidos pelos cientistas.

Publicado o primeiro comunicado da OMS a respeito do assunto
Publicado o primeiro comunicado da OMS a respeito do assunto

Publicado o primeiro comunicado da OMS - Organização Mundial da Saúde - a respeito do assunto. No documento, são relatados 44 casos de “pneumonia de causa desconhecida” em Wuhan/China.

OMS emite alerta de alto risco pandêmico da Covid-19 no mundo

A OMS emite alerta de alto risco pandêmico da Covid-19 no mundo a partir desta data.

Publicada lei sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública

Publicada a Lei nº 13.979, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

Repatriados 34 brasileiros que viviam na cidade chinesa de Wuhan

Repatriados 34 brasileiros que viviam na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do novo coronavírus. Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira aterrissam no Brasil com o grupo, que fica isolado por 14 dias na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.

Brasil inclui 8 países em alerta para o coronavírus

O Brasil inclui 8 países em alerta para o coronavírus: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. Até então, o Ministério da Saúde monitorava quatro casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, sendo 3 em São Paulo e 1 no Rio de Janeiro; 54 casos suspeitos foram…
Leia mais

Primeiro caso de Covid-19 é confirmado no Brasil

O primeiro caso de Covid-19 é confirmado no Brasil em um homem de 61 anos, morador de São Paulo. Ele apresentou a doença após chegar de uma viagem à Itália; nos Estados Unidos a primeira morte oficial pela doença é anunciada, em Seattle; porém, o país reviu os protocolos e…
Leia mais

Brasil confirma o segundo caso importado da doença

Brasil confirma o segundo caso importado da doença. Paciente é homem de 32 anos, residente em São Paulo, atendido no Hospital Albert Einstein, depois de chegar da região da Lombardia, na Itália.

Convocação de médicos para o programa Mais Médicos

Convocação de médicos para o programa Mais Médicos como reforço no atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF); disponibilização da telemedicina no auxílio ao atendimento de doentes, e ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva.

O vírus se alastra pelo país

O vírus se alastra pelo país; confirmados os primeiros casos de coronavírus em Minas Gerais e em Alagoas.

A OMS decreta a Covid-19 como “Pandemia”;

A OMS decreta a Covid-19 como “Pandemia”; o Brasil registrava 52 casos, enquanto o mundo contava 120 mil infectados e 4,3 mil mortes.

O Paraná registra seus 6 primeiros casos

O Paraná registra seus 6 primeiros casos - 5 em Curitiba e 1 em Cianorte, na região noroeste. Todos os casos eram importados, ou seja, os pacientes haviam sido contaminados durante viagem ao exterior.

Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro suspendem as aulas

Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro suspendem as aulas; na semana seguinte todos os Estados tomariam a mesma medida.

Sobe para 234 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil

Sobe para 234 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil; RJ e SP já registram transmissão comunitária, quando não é identificada a origem da contaminação; a Prefeitura Municipal de Curitiba publica o Decreto nº 421, declarando “situação de emergência em saúde pública” na cidade, assinado pelo Prefeito Municipal…
Leia mais

A primeira morte por Covid-19 é anunciada no Brasil.

A primeira morte por Covid-19 é anunciada no Brasil. Há 291 casos confirmados e 8.819 casos suspeitos.

Assinada a primeira Decisão do Juiz Federal Rodrigo Kravetz, Diretor do Foro da JFPR

Assinada a primeira Decisão do Juiz Federal Rodrigo Kravetz, Diretor do Foro da JFPR, adotando as primeiras medidas de atendimento e contingenciamento das atividades, e a priorização de atividades não presenciais.

Assinado decreto declarando situação de emergência em Maringá

o Decreto nº 445 é assinado pelo Prefeito Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, declarando situação de emergência no Município de Maringá; o Presidente da República encaminha ao Congresso Nacional a Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020, solicitando a declaração de estado de calamidade púbica no Brasil até…
Leia mais

Assinado decreto de situação de emergência em Londrina

O Decreto nº 346, assinado pelo Prefeito Municipal Marcelo Belinati Martins, decreta situação de emergência no Município de Londrina, como medida de enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus (Covid-19); o Prefeito Celso Luiz Pozzobom, de Umuarama, assina o Decreto nº 63, declarando situação de emergência no Município de Umuarama…
Leia mais

Instituído o regime de teletrabalho integral e compulsório na Justiça Federal do Paraná

Assinada a segunda Decisão do Juiz Federal Rodrigo Kravetz, Diretor do Foro da JFPR, já com fundamento na Resolução TRF4 nº 18/2020, instituindo o regime de teletrabalho integral e compulsório para as unidades jurisdicionais e administrativas da Justiça Federal, e determinando o fechamento de todos os prédios das Subseções Judiciárias…
Leia mais

Sobe para 18 o número de mortes decorrentes do novo coronavírus

Sobe para 18 o número de mortes decorrentes do novo coronavírus. Óbitos seguem em São Paulo (15) e no Rio de Janeiro (3). Dados do Ministério da Saúde indicam 1.128 casos confirmados de Covid-19 no país; o Presidente da República determina, pelo Decreto nº 10.282, quais serviços são essenciais para…
Leia mais

Editada a medida provisória para suspensão de contrato de trabalho

O Presidente Jair Bolsonaro edita a Medida Provisória nº 927 que autoriza a suspensão do contrato de trabalho por até 4 meses.

Restrição à entrada de estrangeiros no país

Começa a valer a restrição do governo brasileiro à entrada de estrangeiros no país; o Estado do Paraná declara Estado de Calamidade Pública, por meio do Decreto nº 4.319, assinado pelo Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Jr.

O Presidente Jair Bolsonaro miniminiza a Covid-19 ao chamá-la de “gripezinha”

O Presidente Jair Bolsonaro declara, em pronunciamento em rede nacional de TV, que a Covid-19 é só uma “gripezinha” e pessoas com “histórico de atleta” não precisam se preocupar; critica também as medidas de distanciamento e isolamento social. O país soma 2.201 casos e 47 mortes.

Ministro Luiz Henrique Mandetta anuncia a distribuição de 3,4 milhões de unidades de cloroquina e hidroxicloroquina para uso em pacientes com formas graves do novo coronavírus

o Ministro Luiz Henrique Mandetta anuncia a distribuição de 3,4 milhões de unidades de cloroquina e hidroxicloroquina para uso em pacientes com formas graves do novo coronavírus; publicado o Guia para Manejo de Corpos no Contexto do Novo Coronavírus. Segundo o documento, os corpos devem ser enterrados ou cremados, velórios…
Leia mais

Inclusão de atividades religiosas nos serviços essenciais

O Presidente da República edita o Decreto nº 10.292, que inclui atividades religiosas entre aquelas consideradas essenciais à rotina.

Estudo do Imperial College de Londres estima que Brasil pode ter mais de 1.150.000 mortes decorrentes do novo coronavírus

Estudo do Imperial College de Londres estima que Brasil pode ter mais de 1.150.000 mortes decorrentes do novo coronavírus, se nenhuma estratégia de isolamento for adotada. O avanço da Covid-19 no Brasil é considerado acelerado. Passaram-se 25 dias desde a confirmação do primeiro caso até que se chegasse à marca…
Leia mais

Chegam ao Brasil as primeiras 500 mil unidades de testes rápidos

Chegam ao Brasil as primeiras 500 mil unidades de testes rápidos, entre o total de 5 milhões adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde; o Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro, assina o Decreto 28.000, declarando estado de calamidade pública no Município de Foz do…
Leia mais

STF veda campanhas publicitárias dos órgãos públicos que miniminizem a pandemia

O STF, por decisão do Ministro Luís Roberto Barroso, em defesa do caráter informativo, educativo e de orientação social, veda campanhas publicitárias dos órgãos públicos (“O Brasil não pode parar”), que sugiram que a população deve retornar às suas atividades plenas ou que minimizem a gravidade da pandemia do coronavírus,…
Leia mais

Com o aumento de novos casos de contaminação e número de mortes, governo lança programa “O Brasil conta comigo”

5.812 novo casos e 202 mortes diárias; estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia são convocados para atuação no enfrentamento ao novo coronavírus, dentro do Programa “O Brasil conta comigo”.

Brasil muda protocolo e passa a recomendar que todos devem usar máscaras de proteção

Brasil muda protocolo e passa a recomendar que todos devem usar máscaras de proteção. Modelos de pano, feitos em casa mesmo, funcionam como barreiras de contaminação do novo coronavírus, desde que contenham duas camadas de proteção; publicada a Lei nº 13.982, que estabelece, dentre outras providências, as medidas excepcionais de…
Leia mais

Secretarias estaduais de Saúde registram 11.281 casos do novo coronavírus no Brasil

Dados consolidados das secretarias estaduais de Saúde registram 11.281 casos do novo coronavírus no Brasil, e 487 pessoas mortas.

Boris Johnson é internado após piora no quadro de Covid-19

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, é internado na unidade de terapia intensiva de um hospital de Londres após apresentar piora do quadro de Covid-19.

Desenvolvimento de estudos clínicos para tratamentos do novo coronavírus e estabelecimento do pagamento de auxílio emergencial

Nove ensaios clínicos estão em desenvolvimento para testar eficácia e segurança do uso de alternativas no tratamento do novo coronavírus. Estudos incluem mais de 100 centros de pesquisa, 5 mil pacientes com quadros leves, moderados e graves, e as substâncias cloroquina e hidroxicloroquina associadas à azitromicina; publicado o Decreto nº…
Leia mais

Um bebê de 4 dias morre em Natal (RN) e se torna vítima mais nova da doença

Um bebê de 4 dias morre em Natal (RN) e se torna vítima mais nova da doença; Amazonas, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Amapá e Distrito Federal preocupam o Ministério da Saúde, por terem taxas de casos 50% acima da média nacional. Ministro Luiz Henrique Mandetta reforça importância das…
Leia mais

Confirmada a 1ª morte de indígena no país

Confirmada a 1ª morte de indígena no país - o adolescente da etnia Yanomami. Alvanei Xirixana, de 15 anos, morre na UTI do Hospital Geral de Roraima.

Ministério da Saúde monitora pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados da Covid-19

Ministério da Saúde monitora pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados da Covid-19; 400 indivíduos devem ser incluídos no teste.

O Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta deixa o cargo

O Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta deixa o cargo; assume o médico oncologista Nelson Teich.

O STF reconhece a legitimidade da redução da jornada de trabalho e salário em decorrência da crise sanitária

O STF reconhece a legitimidade da redução da jornada de trabalho e salário em decorrência da crise sanitária (ADI 6363).

Primeiras mortes em asilos, registradas em São Paulo, Espírito Santo, Acre, Santa Catarina, Paraíba e Mato Grosso do Sul

Primeiras mortes em asilos, registradas em São Paulo, Espírito Santo, Acre, Santa Catarina, Paraíba e Mato Grosso do Sul; o Ministro da Saúde, Nelson Teich, diz que o Brasil precisa ser mais eficiente em termos de logística para distribuição de equipamentos e testes. No entanto, ele compara a situação brasileira à europeia, onde países já enfrentaram o pico da epidemia: a taxa de mortos por milhão de pessoas é de 8,17 no Brasil; na Alemanha é 15, na Itália 135, na Espanha 255, no Reino Unido 90, e nos Estados Unidos, 29; Amazonas e Ceará estão com 100% dos leitos de UTI ocupados. O Ministro Celso de Mello, do STF, determina a entrega imediata ao governo do Maranhão, no prazo de 48 horas, 68 ventiladores pulmonares adquiridos pelo estado e requisitados pela União. A decisão se deu na concessão de pedido de tutela de urgência na ACO 3385.

O Brasil bate novo recorde e registra 407 mortes pelo novo coronavírus em 24 horas

O Brasil bate novo recorde e registra 407 mortes pelo novo coronavírus em 24 horas. O maior número de óbitos registrados em um dia era 217. Também atingiu recorde o número de casos confirmados no mesmo período: são 3.735 pessoas diagnosticadas com a doença.

O Ministro da Saúde, Nelson Teich, diz em entrevista que a saída do isolamento social vai ser gradual, conforme a realidade de cada região

O Ministro da Saúde, Nelson Teich, diz em entrevista que a saída do isolamento social vai ser gradual, conforme a realidade de cada região. Quanto ao número de óbitos decorrentes da Covid-19, a pasta anuncia que vai passar a acompanhar os registros dos cartórios diariamente.

A Anvisa aprova a realização de testes rápidos de Covid-19 em farmácias

A Anvisa aprova a realização de testes rápidos de Covid-19 em farmácias. Até então, os exames de diagnóstico eram feitos apenas em hospitais e clínicas.

O Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconhece, por meio da Portaria 1.230, Estado de Calamidade Pública em todo o território do Estado do Paraná/PR, em decorrência de Doença Infecciosa Viral – 1.5.1.1.0 (Covid-19).

O Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconhece, por meio da Portaria 1.230, Estado de Calamidade Pública em todo o território do Estado do Paraná/PR, em decorrência de Doença Infecciosa Viral - 1.5.1.1.0 (Covid-19).

O mês termina com 6.006 óbitos e 87.187 pessoas diagnosticadas com a doença.

O mês termina com 6.006 óbitos e 87.187 pessoas diagnosticadas com a doença; o Supremo Tribunal Federal reconhece a competência concorrente de estados, do Distrito Federal, dos municípios e da União no combate à Covid-19 (ADI 6343). Segundo o entendimento firmado, os estados e os municípios não precisam de autorização da União para adotar medidas de restrição à locomoção durante pandemia. Por ofensa aos princípios constitucionais da publicidade e da transparência nos órgãos públicos, o STF suspende também parte da Medida Provisória nº 928/2020 que limitava o acesso às informações prestadas por órgãos públicos durante a emergência de saúde pública decretada em razão da pandemia.

O país ultrapassa a China em número de mortes. Em entrevista, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, diz: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Sou Messias, mas não faço milagre”

O país ultrapassa a China em número de mortes. Em entrevista, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, diz: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Sou Messias, mas não faço milagre”

Brasil alcança novo recorde no número de novos óbitos: 615 pessoas morreram em 24 horas. No mesmo período, 10.503 novos casos foram registrados.

Brasil alcança novo recorde no número de novos óbitos: 615 pessoas morreram em 24 horas. No mesmo período, 10.503 novos casos foram registrados. Ao todo, já são 8.536 mortes e 125.218 pessoas diagnosticadas com a doença. 

Seis estados apresentam colapso na rede privada de saúde. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Amazonas, Maranhão e Pará não têm mais leitos de UTI que podem ser contratados pela rede pública.

Seis estados apresentam colapso na rede privada de saúde. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Amazonas, Maranhão e Pará não têm mais leitos de UTI que podem ser contratados pela rede pública.

Ministério da Saúde altera a metodologia de contagem dos óbitos, ao somar as mortes ocorridas desde os primeiros casos ao balanço diário.

Ministério da Saúde altera a metodologia de contagem dos óbitos, ao somar as mortes ocorridas desde os primeiros casos ao balanço diário. Com isso, não necessariamente significa que tenha morrido elevado número de pessoas em um dia.

O Brasil chega à marca de 10 mil mortes e 156 mil infectados, com o diagnóstico recorde de 10 mil novos casos identificados em 24 horas. Congresso Nacional decreta luto oficial de três dias devido aos mais de 10 mil mortos pela Covid-19.

O Brasil chega à marca de 10 mil mortes e 156 mil infectados, com o diagnóstico recorde de 10 mil novos casos identificados em 24 horas. Congresso Nacional decreta luto oficial de três dias devido aos mais de 10 mil mortos pela Covid-19. Em nota, presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, afirmam que o Parlamento não está indiferente à situação. O Supremo Tribunal Federal também decreta luto oficial de três dias. O Presidente da Corte, Dias Toffoli, pede união entre os poderes e ação coordenada amparada na ciência. O Poder Executivo não se manifesta. 

O Presidente da República, pelo Decreto nº 10.344, decide incluir atividades industriais, construção civil, salões de beleza, barbearias e academias na lista de atividades essenciais.

O Presidente da República, pelo Decreto nº 10.344, decide incluir atividades industriais, construção civil, salões de beleza, barbearias e academias na lista de atividades essenciais. Medida permite que esses setores funcionem durante o período de pandemia. Estados e municípios, no entanto, têm a prerrogativa de ignorar a determinação federal, após entendimento do Supremo Tribunal Federal. 

O Presidente Jair Bolsonaro volta a defender o uso da cloroquina no tratamento do novo coronavírus. Na véspera, o ministro Nelson Teich alertou sobre efeitos colaterais da substância e sugeriu que paciente que optar pelo tratamento deve assinar um termo de consentimento.

O Presidente Jair Bolsonaro volta a defender o uso da cloroquina no tratamento do novo coronavírus. Na véspera, o ministro Nelson Teich alertou sobre efeitos colaterais da substância e sugeriu que paciente que optar pelo tratamento deve assinar um termo de consentimento.

O Brasil se torna o sexto país em número de infectados, de acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins. Dados do Ministério da Saúde registram 188.974 pessoas diagnosticadas com o Sars-CoV-2.

O Brasil se torna o sexto país em número de infectados, de acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins. Dados do Ministério da Saúde registram 188.974 pessoas diagnosticadas com o Sars-CoV-2. 

O país registra 50% dos municípios brasileiros com pessoas contaminadas pelo novo coronavírus; instituído o Gabinete de Crise para enfrentamento da Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS).

O país registra 50% dos municípios brasileiros com pessoas contaminadas pelo novo coronavírus; instituído o Gabinete de Crise para enfrentamento da Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). O colegiado será fórum de discussões entre os três entes federativos – municípios, estados e governo federal -, para definir ações de monitoramento e mitigação da pandemia. 

O Ministro Nelson Teich deixa o Ministério da Saúde, menos de um mês após ter assumido o cargo. O General Eduardo Pazuello assume interinamente a função.

O Ministro Nelson Teich deixa o Ministério da Saúde, menos de um mês após ter assumido o cargo. O General Eduardo Pazuello assume interinamente a função.

Os 233.142 diagnósticos de Covid-19 colocam o país em quarto lugar no ranking da Universidade Johns Hopkins.

Os 233.142 diagnósticos de Covid-19 colocam o país em quarto lugar no ranking da Universidade Johns Hopkins. Com isso, o Brasil supera a Itália (224.760) e a Espanha (230.698) em número de casos confirmados. Brasil supera a marca de 15 mil mortes causadas pelo novo coronavírus. Ao todo, 15.633 pessoas morreram por causa da doença, sendo 816 óbitos registrados em 24 horas. 

Farmacêutica americana anuncia que primeira vacina contra o novo coronavírus teve resposta positiva em humanos.

Farmacêutica americana anuncia que primeira vacina contra o novo coronavírus teve resposta positiva em humanos. Oito pessoas receberam duas doses da vacina desde março.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, anuncia assinatura de novo protocolo para uso da cloroquina; a Covid-19 se torna a maior causa de mortes no Brasil, com 1.179 mortes em um dia.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, anuncia assinatura de novo protocolo para uso da cloroquina; a Covid-19 se torna a maior causa de mortes no Brasil, com 1.179 mortes em um dia. A doença supera o conjunto de doenças cardiovasculares, que matam 980 pessoas por dia. Também deixa para trás mortes diárias por câncer (624), acidentes e violência (413).

O Ministério da Saúde, sob comando do ministro interino Eduardo Pazuello, divulga protocolo para uso da cloroquina e hidroxicloroquina em casos leves da doença. No entanto, estudos em todo o mundo refutam a eficácia das substâncias no combate à Covid-19.

O Ministério da Saúde, sob comando do ministro interino Eduardo Pazuello, divulga protocolo para uso da cloroquina e da hidroxicloroquina em casos leves da doença. No entanto, estudos em todo o mundo refutam a eficácia das substâncias no combate à Covid-19; a Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, reforça que o uso dos medicamentos neste contexto causa mais efeitos colaterais que benefícios. A entidade recomenda que o uso seja restrito a ensaios clínicos.

O STF confere interpretação conforme a Constituição à Medida Provisória nº 966/2020, que trata da responsabilização dos agentes públicos durante a crise de saúde pública, no sentido de que os atos desses agentes durante a pandemia devem observar critérios técnicos e científicos de entidades médicas e sanitárias (ADI 6421)

O STF confere interpretação conforme a Constituição à Medida Provisória nº 966/2020, que trata da responsabilização dos agentes públicos durante a crise de saúde pública, no sentido de que os atos desses agentes durante a pandemia devem observar critérios técnicos e científicos de entidades médicas e sanitárias (ADI 6421).

País passa a Rússia e se torna o segundo, em todo mundo, com mais infectados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos

País passa a Rússia e se torna o segundo, em todo o mundo, com mais infectados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos; a Covid-19 mata mais jovens no Brasil do que em outros países afetados pela pandemia. A situação é mais grave quando considerado o recorte socioeconômico, já que as classes mais pobres têm mais dificuldade em cumprir as medidas de distanciamento social; a OMS reconhece o Brasil como mais afetado pela pandemia entre os países da América do Sul. Entidade critica também ampliação do uso da cloroquina, conforme novo protocolo do Ministério da Saúde. Passa de 21 mil o número de óbitos por causa do novo coronavírus no Brasil. Com as 1.001 mortes registradas em 24 horas, o total chega a 21.048.

O Presidente americano Donald Trump proíbe a entrada de viajantes provenientes do Brasil.

O Presidente americano Donald Trump proíbe a entrada de viajantes provenientes do Brasil. 

Desde o início da pandemia 143 indígenas morreram de Covid-19

Desde o início da pandemia 143 indígenas morreram de Covid-19.

Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Manaus planejam reabertura de atividade econômica a partir de 1º de junho

Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Manaus planejam reabertura da atividade econômica a partir de 1º de junho. No entanto, os quatro estados são os mais críticos. O Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, suspende, na ACO 3393,  a requisição administrativa feita pelo Governo Federal e determina a entrega de 50 ventiladores pulmonares (respiradores) comprados pelo Governo de Mato Grosso.

Novo recorde de casos registrados em um dia; dados do Ministério da Saúde registram 33.274 novos casos em 24 horas. O aumento nos diagnósticos leva a 498.440 o total de casos confirmados, com 956 mortes diárias.

Novo recorde de casos registrados em um dia; dados do Ministério da Saúde registram 33.274 novos casos em 24 horas. O aumento nos diagnósticos leva a 498.440 o total de casos confirmados, com 956 mortes diárias. 

Balanço do Ministério da Saúde indica 1.262 óbitos decorrentes da Covid-19. É o maior número diário já registrado desde o início da pandemia

Balanço do Ministério da Saúde indica 1.262 óbitos decorrentes da Covid-19. É o maior número diário já registrado desde o início da pandemia; estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estima que Brasil deve chegar a 1 milhão de pessoas infectadas ainda em junho.

Ministério da Saúde atrasa divulgação de boletim diário com atualizações sobre a situação da pandemia no Brasil. Governo alega problemas técnicos

Ministério da Saúde atrasa divulgação de boletim diário com atualizações sobre a situação da pandemia no Brasil. Governo alega problemas técnicos. 

A OMS passa a recomendar o uso de máscaras para toda a população. Até então, a orientação era apenas para profissionais de saúde e pessoas com infectados em casa; Brasil recebe primeiro lote de vacina desenvolvida na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Dois mil voluntários brasileiros serão vacinados nas próximas três semanas. Experimentos serão feitos inicialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro

A OMS passa a recomendar o uso de máscaras para toda a população. Até então, a orientação era apenas para profissionais da saúde e pessoas com infectados em casa; Brasil recebe primeiro lote de vacina desenvolvida na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Dois mil voluntários brasileiros serão vacinados nas próximas três semanas. Experimentos serão feitos inicialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro; Presidente Jair Bolsonaro ameaça deixar a Organização Mundial da Saúde, caso a entidade continue com “viés ideológico”. Declaração segue posicionamento de Donald Trump, que rompeu relações com a entidade.

O Governo Federal tira do ar plataforma do Ministério da Saúde com informações consolidadas e atualizadas sobre a pandemia do coronavírus no Brasil.

O Governo Federal tira do ar plataforma do Ministério da Saúde com informações consolidadas e atualizadas sobre a pandemia do coronavírus no Brasil.

Veículos de imprensa se reúnem em consórcio para divulgar dados da pandemia no Brasil. Congresso decide também acompanhar os números de casos e óbitos disponibilizados pelas secretarias estaduais de Saúde.

Veículos de imprensa se reúnem em consórcio para divulgar dados da pandemia no Brasil. Congresso decide também acompanhar os números de casos e óbitos disponibilizados pelas secretarias estaduais de Saúde. 

O Ministério da Saúde volta a apresentar dados consolidados de casos e óbitos decorrentes da pandemia do novo coronavírus. O retorno obedece à determinação do Ministro Alexandre de Moraes, do STF, na ADPF 690

O Ministério da Saúde volta a apresentar dados consolidados de casos e óbitos decorrentes da pandemia do novo coronavírus. O retorno obedece à determinação do Ministro Alexandre de Moraes, do STF, na ADPF 690.

São 32.913 diagnósticos em 24 horas, levando a 772.416 o total de casos de Covid-19; o número de óbitos registrados em um dia chega a 1.274, e o total de mortes passa para 39.680

São 32.913 diagnósticos em 24 horas, levando a 772.416 o total de casos de Covid-19; o número de óbitos registrados em um dia chega a 1.274, e o total de mortes passa para 39.680. Os dados colocam o Brasil como líder na média diária de mortes, superando Estados Unidos e Reino Unido em total de óbitos. Em sete dias, o país registrou 7.197 mortes, enquanto os Estados Unidos registraram 5.762 e o Reino Unido, 1.552. Números são da OMS. 

O Presidente Jair Bolsonaro pede que seus seguidores tentem entrar em hospitais públicos e de campanha para verificar se leitos de emergência estão livres ou ocupados. Objetivo é que eles gravem o que encontrarem e mandem para o governo; o País registra 100 mil novos casos em três dias.

O Presidente Jair Bolsonaro pede que seus seguidores tentem entrar em hospitais públicos e de campanha para verificar se leitos de emergência estão livres ou ocupados. Objetivo é que eles gravem o que encontrarem e mandem para o governo; o País registra 100 mil novos casos em três dias. 

Passa de 900 mil o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. País atinge a marca de 45 mil mortes decorrentes da doença.

Passa de 900 mil o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. País atinge a marca de 45 mil mortes decorrentes da doença.

A OMS anuncia a interrupção definitiva de testes com hidroxicloroquina após avaliar que a substância não reduz a mortalidade.

A OMS anuncia a interrupção definitiva de testes com hidroxicloroquina após avaliar que a substância não reduz a mortalidade. 

O Brasil atinge 1 milhão de infectados por coronavírus, e 48 mil mortos em decorrência da doença.

O Brasil atinge 1 milhão de infectados por coronavírus, e 48 mil mortos em decorrência da doença. Naquele dia, o país registrou 1.204 óbitos em apenas 24 horas. Os números estariam subnotificados, segundo especialistas. 

A Coordenadora da Odontologia do Hospital São Paulo, Denise Abranches, de 47 anos, foi a primeira profissional de saúde brasileira a receber uma vacina em teste da Universidade de Oxford contra o coronavírus; o Brasil foi o primeiro país a realizar os testes do imunizante depois do Reino Unido

A Coordenadora da Odontologia do Hospital São Paulo, Denise Abranches, de 47 anos, foi a primeira profissional de saúde brasileira a receber uma vacina em teste da Universidade de Oxford contra o coronavírus; o Brasil foi o primeiro país a realizar os testes do imunizante depois do Reino Unido.

Total de casos passa para 1.151.479 pessoas com coronavírus.

Total de casos passa para 1.151.479 pessoas com coronavírus.

anunciada parceria com a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade Oxford, do Reino Unido, para desenvolvimento e produção de vacinas contra a Covid-19. Tecnologia será desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); o Ministério da Saúde atualiza a cronologia do novo coronavírus no Brasil ao afirmar que a primeira morte por Covid-19 aconteceu em 12 de março. A informação que se tinha até então era que a primeira morte teria ocorrido no dia 15 daquele mês;

Anunciada parceria com a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade Oxford, do Reino Unido, para desenvolvimento e produção de vacinas contra a Covid-19. Tecnologia será desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); o Ministério da Saúde atualiza a cronologia do novo coronavírus no Brasil ao afirmar que a primeira morte por Covid-19 aconteceu em 12 de março. A informação que se tinha até então era que a primeira morte teria ocorrido no dia 15 daquele mês; segundo a pasta, a primeira vítima de Covid-19 no país foi paciente do sexo feminino, com 57 anos, que deu entrada no Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio no dia 11 de março. O caso do dia 15 passa a ser contabilizado como segunda morte oficial pela doença no Brasil

O Nordeste é a região do país com maior proporção de óbitos em 24 horas: 44% dos óbitos confirmados; o Sudeste aparece em seguida, com 32% das mortes registradas no período.

O Nordeste é a região do país com maior proporção de óbitos em 24 horas: 44% dos óbitos confirmados; o Sudeste aparece em seguida, com 32% das mortes registradas no período.

O consórcio Imprensa/Secretarias Estaduais de Sáude informa que mais da metade das mortes por coronavírus no país aconteceram em junho. Segundo dados da pasta, mês se encerra com 59.656 óbitos. Total de casos passa para 1.402.041.

O consórcio Imprensa/Secretarias Estaduais de Sáude informa que mais da metade das mortes por coronavírus no país aconteceram em junho. Segundo dados da pasta, mês se encerra com 59.656 óbitos. Total de casos passa para 1.402.041.

Publicada a Emenda Constitucional nº 107, que adia, para 15 e 29 de novembro de 2020, respectivamente, o 1º e o 2º turnos das eleições municipais em razão da pandemia da Covid-19.

Publicada a Emenda Constitucional nº 107, que adia, para 15 e 29 de novembro de 2020, respectivamente, o 1º e o 2º turnos das eleições municipais em razão da pandemia da Covid-19. 

O Brasil registra mais de mil mortes diárias por coronavírus pelo 5º dia seguido. São 1.111 novos óbitos, conforme levantamento do consórcio de veículos de imprensa. Com a atualização, passa para 64.365 o total de mortes.

O Brasil registra mais de mil mortes diárias por coronavírus pelo 5º dia seguido. São 1.111 novos óbitos, conforme levantamento do consórcio de veículos de imprensa. Com a atualização, passa para 64.365 o total de mortes.

A Universidade Johns Hopkins indica que o Brasil superou a marca de 1 milhão de recuperados da Covid-19. Ao todo, 1.013.951 pessoas tiveram a doença e se recuperaram.

A Universidade Johns Hopkins indica que o Brasil superou a marca de 1 milhão de recuperados da Covid-19. Ao todo, 1.013.951 pessoas tiveram a doença e se recuperaram. 

O Presidente Jair Bolsonaro anunciou, durante entrevista em Brasília, que estava com Covid-19, e que foi medicado com hidroxicloroquina, medicamento alvo de polêmica por ser usado mesmo sem apresentar eficácia científica comprovada contra a doença.

O Presidente Jair Bolsonaro anunciou, durante entrevista em Brasília, que estava com Covid-19, e que foi medicado com hidroxicloroquina, medicamento alvo de polêmica por ser usado mesmo sem apresentar eficácia científica comprovada contra a doença. 

Consolidado de vítimas fatais passa para 70.524; passa de 1,8 milhão o total de casos confirmados no Brasil. Foram registrados 45.235 diagnósticos em 24 horas

Consolidado de vítimas fatais passa para 70.524; passa de 1,8 milhão o total de casos confirmados no Brasil. Foram registrados 45.235 diagnósticos em 24 horas

Passa de 2 milhões o total de pessoas contaminadas e de 76 mil o número de óbitos decorrentes da Covid-19.

Passa de 2 milhões o total de pessoas contaminadas e de 76 mil o número de óbitos decorrentes da Covid-19.

Tem início a terceira fase da pesquisa de vacina contra o novo coronavírus que está sendo testada em São Paulo. Uma médica do Hospital das Clínicas recebeu a primeira dose da vacina. Nove mil voluntários de seis estados serão monitorados por três meses para avaliar os desdobramentos da substância.

Tem início a terceira fase da pesquisa de vacina contra o novo coronavírus que está sendo testada em São Paulo. Uma médica do Hospital das Clínicas recebeu a primeira dose da vacina. Nove mil voluntários de seis estados serão monitorados por três meses para avaliar os desdobramentos da substância.

Mais um dia de recorde no Brasil, desta vez em notificação de novos casos: foram 65.339 diagnósticos do novo coronavírus em 24 horas.

Mais um dia de recorde no Brasil, desta vez em notificação de novos casos: foram 65.339 diagnósticos do novo coronavírus em 24 horas. 

Em relação aos óbitos, números surpreendem: 1.317 vítimas fatais em 24 horas, de acordo com o consórcio formado por veículos de imprensa. As notificações atualizam para 84.207 o total de mortes por Covid-19; dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 1% da população brasileira foi infectada pelo novo coronavírus.

Em relação aos óbitos, números surpreendem: 1.317 vítimas fatais em 24 horas, de acordo com o consórcio formado por veículos de imprensa. As notificações atualizam para 84.207 o total de mortes por Covid-19; dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 1% da população brasileira foi infectada pelo novo coronavírus. Mais de 2,2 milhões, entre os mais de 211 milhões de habitantes, já pegaram a Covid-19. 

Corre o mundo a foto do Presidente Jair Bolsonaro oferecendo a caixinha de hidroxicloroquina à ema dos jardins do Palácio da Alvorada.

Corre o mundo a foto do Presidente Jair Bolsonaro oferecendo a caixinha de hidroxicloroquina à ema dos jardins do Palácio da Alvorada.

Pico da 1ª onda de Covid; segundo dados do Ministério da Saúde, a 30ª semana epidemiológica foi a que registrou o maior número de óbitos de toda a pandemia até então. Na ocasião, 7.677 pessoas perderam a vida para a Covid-19 em apenas sete dias em todo o Brasil.

Pico da 1ª onda de Covid; segundo dados do Ministério da Saúde, a 30ª semana epidemiológica foi a que registrou o maior número de óbitos de toda a pandemia até então. Na ocasião, 7.677 pessoas perderam a vida para a Covid-19 em apenas sete dias em todo o Brasil. Depois disso, o pico de mortes foi registrado já em 2021, na 6ª semana epidemiológica (entre os dias 7 e 13 de fevereiro), quando 7.520 pessoas morreram.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o laboratório AstraZeneca assinam acordo para transferência de tecnologia e produção da chamada vacina de Oxford. Um terço das 92.568 mortes por Covid-19, registradas desde o início da pandemia, aconteceu em julho. Ao longo do mês, foram 32.912 óbitos.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o laboratório AstraZeneca assinam acordo para transferência de tecnologia e produção da chamada vacina de Oxford. Um terço das 92.568 mortes por Covid-19, registradas desde o início da pandemia, aconteceu em julho. Ao longo do mês, foram 32.912 óbitos.

Chega a 94.130 o total de óbitos decorrentes da Covid-19 no Brasil; os dados coletados pelo consórcio apontam também para a confirmação de 24.746 casos da doença em 24 horas. Com isso, sobe para 2.733.622 o total de pessoas infectadas desde o início da pandemia.

Chega a 94.130 o total de óbitos decorrentes da Covid-19 no Brasil; os dados coletados pelo consórcio apontam também para a confirmação de 24.746 casos da doença em 24 horas. Com isso, sobe para 2.733.622 o total de pessoas infectadas desde o início da pandemia.

O Instituto Butantan anuncia possibilidade de vacina contra o coronavírus ainda em outubro. O Diretor da Instituição, Dimas Covas, afirma, em audiência na Câmara dos Deputados, que a vacina está sendo testada em 9 mil voluntários de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Se for clinicamente bem sucedida, a vacina será submetida a registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para distribuição no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Instituto Butantan anuncia possibilidade de vacina contra o coronavírus ainda em outubro. O Diretor da Instituição, Dimas Covas, afirma, em audiência na Câmara dos Deputados, que a vacina está sendo testada em 9 mil voluntários de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Se for clinicamente bem sucedida, a vacina será submetida a registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para distribuição no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Brasil atinge 100 mil mortes.

O Brasil atinge 100 mil mortes.

A Rússia informa o registro da primeira vacina contra o coronavírus, a Sputnik, sob desconfiança da comunidade científica, receosa de que tenham sido puladas etapas no desenvolvimento do produto.

A Rússia informa o registro da primeira vacina contra o coronavírus, a Sputnik, sob desconfiança da comunidade científica, receosa de que tenham sido puladas etapas no desenvolvimento do produto.

Autoridades chinesas afirmam ter encontrado traços do novo coronavírus em carregamento de frango importado do Brasil; contaminação foi detectada em amostras de asas de frango, de acordo com informações da prefeitura de Shenzhen, nos arredores de Hong Kong.

Autoridades chinesas afirmam ter encontrado traços do novo coronavírus em carregamento de frango importado do Brasil; contaminação foi detectada em amostras de asas de frango, de acordo com informações da prefeitura de Shenzhen, nos arredores de Hong Kong. 

De acordo com boletim epidemiológico, o Brasil registrou queda de 11% na média de óbitos, considerando o período de 23 a 29 de agosto. Além disso, 17 estados registraram queda de novos óbitos e 7 apresentaram estabilização.

De acordo com boletim epidemiológico, o Brasil registrou queda de 11% na média de óbitos, considerando o período de 23 a 29 de agosto. Além disso, 17 estados registraram queda de novos óbitos e 7 apresentaram estabilização.

O General Eduardo Pazuello é nomeado definitivamente para o cargo de Ministro da Saúde.

O General Eduardo Pazuello é nomeado definitivamente para o cargo de Ministro da Saúde.

A variante B.1.1.7 é identificada no Reino Unido. Estudo aponta que a variante britânica é até 64% mais letal.

A variante B.1.1.7 é identificada no Reino Unido. Estudo aponta que a variante britânica é até 64% mais letal.

O mundo registra 1 milhão de mortos desde o início da pandemia de Covid-19. No mesmo período, 22,7 milhões de infectados conseguiram se recuperar conforme os registros oficiais.

O mundo registra 1 milhão de mortos desde o início da pandemia de Covid-19. No mesmo período, 22,7 milhões de infectados conseguiram se recuperar conforme os registros oficiais.

Após período relativo de estabilidade, o Brasil mostra um aumento no número de óbitos pela Covid-19, atingindo a marca de 1.031 óbitos em 24 horas; o número de óbitos acumulados até o período é de 143.952, com um total de 4.810.935 casos confirmados acumulados até o período; o Instituto Butantan anuncia que pretende iniciar os testes da CoronaVac em crianças e adolescentes no Brasil.

Após período relativo de estabilidade, o Brasil mostra um aumento no número de óbitos pela Covid-19, atingindo a marca de 1.031 óbitos em 24 horas; o número de óbitos acumulados até o período é de 143.952, com um total de 4.810.935 casos confirmados acumulados até o período; o Instituto Butantan anuncia que pretende iniciar os testes da CoronaVac em crianças e adolescentes no Brasil. Mais de 5 mil voluntários já receberam a vacina, mas os resultados ainda não estão disponíveis; o Brasil adere ao plano Covax Facility, com a liberação de 2,5 bilhões do Governo para integrar o programa global de vacinas, que permitirá o acesso a 9 vacinas em desenvolvimento.

O Presidente estadunidense Donald Trump e sua esposa, Melania Trump, testam positivo para a Covid e ficam em isolamento na Casa Branca por tempo indeterminado. Eles fizeram os testes após diagnóstico positivo de uma assessora. Trump minimizava o vírus e questionava a eficácia das máscaras.

O Presidente estadunidense Donald Trump e sua esposa, Melania Trump, testam positivo para a Covid e ficam em isolamento na Casa Branca por tempo  indeterminado. Eles fizeram os testes após diagnóstico positivo de uma assessora. Trump minimizava o vírus e questionava a eficácia das máscaras.

As vacinas de Oxford, que estavam previstas para chegar ao Brasil em dezembro, tiveram sua entrega adiada para janeiro de 2021. Inicialmente, há previsão de entrega de 30 milhões de doses; a vacina ainda deverá passar por aprovação pela Anvisa até que seja liberada para a vacinação do público; com a aproximação das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral aprova medidas de segurança sanitária para as eleições que ocorrerão em novembro.

As vacinas de Oxford, que estavam previstas para chegar ao Brasil em dezembro, tiveram sua entrega adiada para janeiro de 2021. Inicialmente, há previsão de entrega de 30 milhões de doses; a vacina ainda deverá passar por aprovação pela Anvisa até que seja liberada para a vacinação do público; com a aproximação das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral aprova medidas de segurança sanitária para as eleições que ocorrerão em novembro.

Identificada pela primeira vez na África do Sul a variante conhecida como B.1.351 (ou 501.V2), que apresenta múltiplas mutações na Proteína S; a variante é associada a uma maior carga viral, o que representa mais concentração de partículas virais no corpo dos pacientes, contribuindo possivelmente para níveis mais elevados de transmissão.

Identificada pela primeira vez na África do Sul a variante conhecida como B.1.351 (ou 501.V2), que apresenta múltiplas mutações na Proteína S; a variante é associada a uma maior carga viral, o que representa mais concentração de partículas virais no corpo dos pacientes, contribuindo possivelmente para níveis mais elevados de transmissão. 

O Presidente Jair Bolsonaro desautoriza o Ministro da Saúde a comprar 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina que já estava sendo produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa.

O Presidente Jair Bolsonaro desautoriza o Ministro da Saúde a comprar 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina que já estava sendo produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa.

Aproximando-se da marca dos 5,5 milhões de casos, o Brasil registra queda de 25% dos óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias. Além disso, dados do Boletim epidemiológico também registram queda de 10% na notificação de novos casos.

Aproximando-se da marca dos 5,5 milhões de casos, o Brasil registra queda de 25% dos óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias. Além disso, dados do Boletim epidemiológico também registram queda de 10% na notificação de novos casos.

Detectada a variante brasileira do novo coronavírus – conhecida como P.1. ou variante de Manaus; os cientistas estimam ainda que, em parte dos indivíduos já infectados pelo Sars-CoV-2 – algo entre 25% e 61% –, a nova variante consiga driblar o sistema imune e causar uma nova infecção.

Detectada a variante brasileira do novo coronavírus - conhecida como P.1. ou variante de Manaus; os cientistas estimam ainda que, em parte dos indivíduos já infectados pelo Sars-CoV-2 – algo entre 25% e 61% –, a nova variante consiga driblar o sistema imune e causar uma nova infecção.

Recorde mundial de mortes por Covid-19, registrando-se 11.002 mortes diárias no mundo; o Brasil encontra-se na fase 3 de testes com a vacina CoronaVac; a morte de um dos voluntários fez a Anvisa suspender temporariamente os testes com a vacina.

Recorde mundial de mortes por Covid-19, registrando-se 11.002 mortes diárias no mundo; o Brasil encontra-se na fase 3 de testes com a vacina CoronaVac; a morte de um dos voluntários fez a Anvisa suspender temporariamente os testes com a vacina.

Registrado crescimento no número de pacientes internados com doenças de acometimento respiratório; a FioCruz detecta tendência de aumento nos casos em pelo menos 15 estados brasileiros e, após uma semana, esse número passa para 21 estados; especialistas afirmam que o Brasil está na segunda onda de contágio da Covid-19; após os resultados animadores da Vacina de Oxford/AstraZeneca, a Fundação Oswaldo Cruz, parceira de fabricação da vacina, aumenta sua meta de vacinação, antes de 100 milhões de pessoas em 2021, para 130 milhões.

Registrado crescimento no número de pacientes internados com doenças de acometimento respiratório; a FioCruz detecta tendência de aumento nos casos em pelo menos 15 estados brasileiros e, após uma semana, esse número passa para 21 estados; especialistas afirmam que o Brasil está na segunda onda de contágio da Covid-19; após os resultados animadores da Vacina de Oxford/AstraZeneca, a Fundação Oswaldo Cruz, parceira de fabricação da vacina, aumenta sua meta de vacinação, antes de 100 milhões de pessoas em 2021, para 130 milhões.

O Reino Unido é o primeiro país a iniciar uma campanha de vacinação em massa com um imunizante aprovado clinicamente, com doses da vacina produzida pela empresa Pfizer. Semanas depois, seria o primeiro a aprovar o uso da vacina de Oxford.

O Reino Unido é o primeiro país a iniciar uma campanha de vacinação em massa com um imunizante aprovado clinicamente, com doses da vacina produzida pela empresa Pfizer. Semanas depois, seria o primeiro a aprovar o uso da vacina de Oxford.

o Brasil ultrapassa a marca de 180 mil mortes por Covid-19, somando 182.799 óbitos desde o início da pandemia; o Governo Brasileiro apresenta a prévia do Plano Nacional de Vacinação, em 4 etapas, conforme grupos de priorização.

O Brasil ultrapassa a marca de 180 mil mortes por Covid-19, somando 182.799 óbitos desde o início da pandemia; o Governo Brasileiro apresenta a prévia do Plano Nacional de Vacinação, em 4 etapas, conforme grupos de priorização. Na primeira fase, os profissionais da saúde, idosos com mais de 75 anos, ou com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, e a população indígena; na segunda fase, idosos com idade entre 60 e 74 anos; na terceira fase, indivíduos com risco de doença grave (comorbidades),  e, por fim, na quarta fase, os professores, profissionais da área de salvamento e forças de segurança, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Decisão liminar do Ministro Ricardo Lewandowski, do STF, na ADPF 770 e na ACO 3451, autoriza Estados, Municípios e o Distrito Federal a importar e distribuir vacinas contra a Covid-19 registradas por pelo menos uma autoridade sanitária estrangeira, e liberadas para distribuição comercial nos respectivos países, caso a Anvisa não observe o prazo de 72 horas para a expedição da autorização; o Presidente Jair Bolsonaro, ao comentar possíveis efeitos coletarais das vacinas, sobretudo da empresa Pfizer, cujo contrato estava sendo discutido na época, afirma: “Se você virar um jacaré, é problema seu”.

Decisão liminar do Ministro Ricardo Lewandowski, doe STF, na ADPF 770  e na ACO 3451, autoriza Estados,  Municípios e o Distrito Federal a importar e distribuir vacinas contra a Covid-19 registradas por pelo menos uma autoridade sanitária estrangeira, e liberadas para distribuição comercial nos respectivos países, caso a Anvisa não observe o prazo de 72 horas para a expedição da autorização. A liminar foi referendada pelo Plenário em 24/02/2021; o Plenário do STF também decide, nas ADIs 6586 e 6587 e na ARE 1267879, que o Estado pode determinar aos cidadãos que se submetam, compulsoriamente, à vacinação contra a Covid-19, prevista na Lei nº 13.979/2020. De acordo com a decisão, o Estado pode impor aos cidadãos que recusem a vacinação medidas restritivas previstas em lei (multa, impedimento de frequentar determinados lugares, fazer matrícula em escola), mas não pode fazer a imunização à força. Também define-se que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm autonomia para realizar campanhas locais de vacinação; o Presidente Jair Bolsonaro, ao comentar possíveis efeitos coletarais das vacinas, sobretudo da empresa Pfizer, cujo contrato estava sendo discutido na época, afirma: “Se você virar um jacaré, é problema seu”.

O Instituto Butantan declara que a vacina CoronaVac conseguiu atingir o limiar de eficácia mínimo requerido pela OMS, que consiste em 50% de eficácia; o limiar é utilizado para permitir o pedido de autorização emergencial, o que deve ocorrer, portanto, para a CoronaVac.

O Instituto Butantan declara que a vacina CoronaVac conseguiu atingir o limiar de eficácia mínimo requerido pela OMS, que consiste em 50% de eficácia; o limiar é utilizado para permitir o pedido de autorização emergencial, o que deve ocorrer, portanto, para a CoronaVac.

Começa a circular a informação de detecção de novas variantes do coronavírus em várias partes do mundo, gerando mais tensão e medo entre comunidade científica e população; afinal, não se sabe ainda se as vacinas desenvolvidas ou em estudo proporcionam proteção adequada contra estas novas cepas do vírus.

Começa a circular a informação de detecção de novas variantes do coronavírus em várias partes do mundo, gerando mais tensão e medo entre comunidade científica e população; afinal, não se sabe ainda se as vacinas desenvolvidas ou em estudo proporcionam proteção adequada contra estas novas cepas do vírus.

O Brasil ultrapassa a marca de 200 mil óbitos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos; outro número recorde é batido neste mesmo dia: 1.841 mortes nas últimas 24 horas.

O Brasil ultrapassa a marca de 200 mil óbitos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos; outro número recorde é batido neste mesmo dia: 1.841 mortes nas últimas 24 horas. 

Durante visita a Manaus, alguns dias após o país atingir a marca de 200 mil mortos por Covid-19, e ao ser cobrado sobre os prazos previsto para o Plano Nacional de Imunização contra o coronavírus, o Ministro Pazuello declarou que “a vacina vai começar no dia D, na hora H, no Brasil” e que a vacinação ocorreria “a partir do terceiro ou quarto dia” após autorização feita pela Anvisa.

Durante visita a Manaus, alguns dias após o país atingir a marca de 200 mil mortos por Covid-19, e ao ser cobrado sobre os prazos previsto para o Plano Nacional de Imunização contra o coronavírus, o Ministro Pazuello declarou que “a vacina vai começar no dia D, na hora H, no Brasil” e que a vacinação ocorreria “a partir do terceiro ou quarto dia” após autorização feita pela Anvisa.

O “boom” de casos de coronavírus traz desespero a Manaus, que fica sem oxigênio para pacientes em hospitais, transfere infectados a outros estados e decreta toque de recolher. A crise comoveu artistas, anônimos e clubes de futebol, que entraram na guerra para ajudar os pacientes com doações.

O "boom" de casos de coronavírus traz desespero a Manaus, que fica sem oxigênio para pacientes em hospitais, transfere infectados a outros estados e decreta toque de recolher. A crise comoveu artistas, anônimos e clubes de futebol, que entraram na guerra para ajudar os pacientes com doações.

Após as festas de final de ano, o Brasil registrou a 3ª maior alta no número de óbitos por Covid-19. Na primeira quinzena de janeiro, o Brasil atinge o número de 200 mil mortes.

Após as festas de final de ano, o Brasil registrou a 3ª maior alta no número de óbitos por Covid-19. Na primeira quinzena de janeiro, o Brasil atinge o número de 200 mil mortes. 

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprova o uso emergencial das vacinas de Oxford e CoronaVac.

A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprova o uso emergencial das vacinas de Oxford e CoronaVac. A primeira é desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford e capitaneada pela Fiocruz. Já a segunda é do laboratório chinês Sinovac, feita no Brasil pelo Instituto Butantan.

No mesmo dia da aprovação emergencial das vacinas, a enfermeira Mônica Calazans, funcionária da UTI do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, é a primeira brasileira a receber um imunizante, a CoronaVac, contra a Covid-19.

No mesmo dia da aprovação emergencial das vacinas, a enfermeira Mônica Calazans, funcionária da UTI do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, é a primeira brasileira a receber um imunizante, a CoronaVac, contra a Covid-19. 

Após críticas e uma nota pública do Conselho Federal de Medicina, o Ministério da Saúde retira do ar o aplicativo TrateCov, lançado pelo Ministro Eduardo Pazuello em visita a Manaus no dia 11 de janeiro. Na plataforma, pacientes com sintomas de Covid-19 recebiam uma pontuação de gravidade da doença e, caso o diagnóstico fosse verificado, tinham a opção de receber ou não o tratamento precoce.

Após críticas e uma nota pública do Conselho Federal de Medicina, o Ministério da Saúde retira do ar o aplicativo TrateCov, lançado pelo Ministro Eduardo Pazuello em visita a Manaus no dia 11 de janeiro. Na plataforma, pacientes com sintomas de Covid-19 recebiam uma pontuação de gravidade da doença e, caso o diagnóstico fosse verificado, tinham a opção de receber ou não o tratamento precoce.

A comissão de investigação da Organização Mundial da Saúde, chefiada pelo especialista Peter Ben Embarek, afirma em coletiva de imprensa que é “extremamente improvável” que a Sars-CoV-2 tenha vazado de um laboratório na cidade chinesa de Wuhan, primeira a registrar infecção pelo vírus. De acordo com as autoridades, ainda não há confirmação da origem desta variante do coronavírus. A possibilidade “mais provável” da origem do vírus, conforme dito em coletiva pela OMS, é a de transmissão para humanos por meio de uma espécie intermediária.

A comissão de investigação da Organização Mundial da Saúde, chefiada pelo especialista Peter Ben Embarek, afirma em coletiva de imprensa que é “extremamente improvável” que a Sars-CoV-2 tenha vazado de um laboratório na cidade chinesa de Wuhan, primeira a registrar infecção pelo vírus. De acordo com as autoridades, ainda não há confirmação da origem desta variante do coronavírus. A possibilidade “mais provável” da origem do vírus, conforme dito em coletiva pela OMS, é a de transmissão para humanos por meio de uma espécie intermediária.

A vacina da Pfizer é a primeira a receber o registro definitivo no Brasil, mesmo sem acordo para sua compra.

A vacina da Pfizer é a primeira a receber o registro definitivo no Brasil, mesmo sem acordo para sua compra. 

A condução da crise pelo governo brasileiro coloca o país em diversas manchetes ao redor do mundo, e dois dos jornais mais influentes do planeta – o britânico The Guardian e o norte-americano The New York Times – abordam a tragédia brasileira e posicionam o país como “ameaça sanitária global”. Até aquela data, 18 países haviam suspendido voos ou estabelecido restrições a passageiros saídos do Brasil, por receio de propagação do novo coronavírus e suas variantes.

A condução da crise pelo governo brasileiro coloca o país em diversas manchetes ao redor do mundo, e dois dos jornais mais influentes do planeta - o britânico The Guardian e o norte-americano The New York Times - abordam a tragédia brasileira e posicionam o país como “ameaça sanitária global”. Até aquela data, 18 países haviam suspendido voos ou estabelecido restrições a passageiros saídos do Brasil, por receio de propagação do novo coronavírus e suas variantes. 

Após um mês de vacinação, segundo dados preliminares da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o número de mortes de idosos com mais de 90 anos cai 70% entre janeiro e fevereiro de 2021 na cidade. Em Pernambuco, um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde mostra diminuição de 29% nos registros de idosos com mais de 85 anos em UTIs, e redução de cerca de 25% nos casos de síndrome respiratória aguda grave nessa faixa etária.

Após um mês de vacinação, segundo dados preliminares da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o número de mortes de idosos com mais de 90 anos cai 70% entre janeiro e fevereiro de 2021 na cidade. Em Pernambuco, um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde mostra diminuição de 29% nos registros de idosos com mais de 85 anos em UTIs, e redução de cerca de 25% nos casos de síndrome respiratória aguda grave nessa faixa etária. 

O Brasil passa o número de duas mil mortes diárias por Covid-19; neste dia, foram registrados 2.349 óbitos.

O Brasil passa o número de duas mil mortes diárias por Covid-19; neste dia, foram registrados 2.349 óbitos.

O general Eduardo Pazuello deixa o cargo de Ministro da Saúde e o médico Marcelo Queiroga assume o posto; é o quarto Ministro da Saúde na gestão da pandemia.

O general Eduardo Pazuello deixa o cargo de Ministro da Saúde e o médico Marcelo Queiroga assume o posto; é o quarto Ministro da Saúde na gestão da pandemia. 

De acordo com a Fiocruz, o país vive o maior colapso do sistema de saúde de toda a história do Brasil. São 24 estados mais o Distrito Federal que possuem taxas de ocupação de leitos de UTIs iguais ou superiores a 80%.

De acordo com a Fiocruz, o país vive o maior colapso do sistema de saúde de toda a história do Brasil. São 24 estados mais o Distrito Federal que possuem taxas de ocupação de leitos de UTIs iguais ou superiores a 80%.

Registradas 2.736 mortes pela Covid-19 em um único dia. O Brasil já soma, então, 285.136 mortos em decorrência do coronavírus. Para tentar conter o número de mortes e, principalmente, desafogar o sistema de saúde, cidades decretam lockdown individualmente.

Registradas 2.736 mortes pela Covid-19 em um único dia. O Brasil já soma, então, 285.136 mortos em decorrência do coronavírus. Para tentar conter o número de mortes e, principalmente, desafogar o sistema de saúde, cidades decretam lockdown individualmente.

São Paulo, cidade que tem a maior infraestrutura hospitalar em toda a América Latina, registra a primeira morte de paciente com Covid-19 por falta de leito – um rapaz de 22 anos morre esperando por internação; publicada a Medida Provisória nº 1.039, que institui o Auxílio Emergencial para 2021.

São Paulo, cidade que tem a maior infraestrutura hospitalar em toda a América Latina, registra a primeira morte de paciente com Covid-19 por falta de leito – um rapaz de 22 anos morre esperando por internação; publicada a Medida Provisória nº 1.039, que institui o Auxílio Emergencial para 2021.

Publicado o Decreto nº 10.661, regulamentando a Medida Provisória nº 1.039, que instituiu o Auxílio Emergencial 2021; famílias monoparentais dirigidas por uma mulher devem receber R$375; famílias que não se encaixam nessa situação devem receber R$ 250 reais, enquanto pessoas que moram sozinhas devem receber R$ 150.

Publicado o Decreto nº 10.661, regulamentando a Medida Provisória nº 1.039, que instituiu o Auxílio Emergencial 2021; famílias monoparentais dirigidas por uma mulher devem receber R$375; famílias que não se encaixam nessa situação devem receber R$ 250 reais, enquanto pessoas que moram sozinhas devem receber R$ 150.

O Brasil contabiliza 3.769 registros de óbitos, o terceiro maior resultado da pandemia, e o terceiro dia consecutivo a superar 3.700 mortes. O total de óbitos sobe para 325.284.

O Brasil contabiliza 3.769 registros de óbitos, o terceiro maior resultado da pandemia, e o terceiro dia consecutivo a superar 3.700 mortes. O total de óbitos sobe para 325.284.

O Brasil conta 13.023.189 casos e 333.153 mortes por Covid-19 desde o começo da pandemia, mostra balanço do consórcio de veículos de imprensa.

O Brasil conta 13.023.189 casos e 333.153 mortes por Covid-19 desde o começo da pandemia, mostra balanço do consórcio de veículos de imprensa.

A América Latina e o Caribe ultrapassam a marca de 800 mil mortes pela doença. Também foram mais de 25 milhões de infectados, segundo balanço da agência de notícias AFP e números da OMS. O Brasil concentra mais de 41% de todas as mortes na região.

A América Latina e o Caribe ultrapassam a marca de 800 mil mortes pela doença. Também foram mais de 25 milhões de infectados, segundo balanço da agência de notícias AFP e números da OMS. O Brasil concentra mais de 41% de todas as mortes na região. 

O Brasil bate novo recorde de mortes por Covid-19 registradas em 24 horas: 4.249.

O Brasil bate novo recorde de mortes por Covid-19 registradas em 24 horas: 4.249. 

Ocorre a primeira morte no Brasil ocasionada pela variante delta, mutação surgida na Índia: uma gestante de 42 anos, do Paraná.

Ocorre a primeira morte no Brasil ocasionada pela variante delta, mutação surgida na Índia: uma gestante de 42 anos, do Paraná.

Instalada, no Senado Federal, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, a fim de discutir as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia, em um cenário em que o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em número de mortos pela Covid-19.

Instalada, no Senado Federal, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, a fim de discutir as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia, em um cenário em que o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em número de mortos pela Covid-19. Os principais focos da CPI são as alegações de que o governo federal teria sido contrário a medidas sanitárias como o distanciamento social e utilização obrigatória de máscara facial. Também é abordado o atraso na compra de vacinas, possível ocorrência de corrupção para compra de doses em preço muito superior aos de mercado, além da divulgação de tratamentos ineficazes, uso de dinheiro público na compra de medicamentos sem comprovação científica de eficácia, e as demissões de Ministros da Saúde.

O Brasil bate a marca dos 400 mil mortos por Covid-19. Com 3.001 novos óbitos registrados neste dia, o total de pessoas que perderam a vida para o novo coronavírus chega a 401.186. A soma de pessoas que contraíram o vírus desde o início da pandemia alcança 14.590.678.

O Brasil bate a marca dos 400 mil mortos por Covid-19. Com 3.001 novos óbitos registrados neste dia, o total de pessoas que perderam a vida para o novo coronavírus chega a 401.186. A soma de pessoas que contraíram o vírus desde o início da pandemia alcança 14.590.678. 

O mundo registra mais casos de Covid-19 nas últimas 2 semanas que nos primeiros 6 meses da pandemia.

O mundo registra mais casos de Covid-19 nas últimas 2 semanas que nos primeiros 6 meses da pandemia. 

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro identifica uma nova variante do coronavírus em circulação no Estado. A cepa foi chamada de P.1.2, por se tratar de uma alteração ocorrida na linhagem P.1, surgida em Manaus.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro identifica uma nova variante do coronavírus em circulação no Estado. A cepa foi chamada de P.1.2, por se tratar de uma alteração ocorrida na linhagem P.1, surgida em Manaus. 

A Anvisa emite nota técnica recomendando a suspensão da vacina Oxford/AstraZeneca para grávidas. A bula da vacina, como lembra a agência, não inclui esse grupo entre os indicados para a imunização.

A Anvisa emite nota técnica recomendando a suspensão da vacina Oxford/AstraZeneca para grávidas. A bula da vacina, como lembra a agência, não inclui esse grupo entre os indicados para a imunização.

O Estado do Paraná supera 1 milhão de casos de Covid-19, com a pior taxa de transmissão do país. É de 1,14 nesse momento, enquanto a média nacional é de 1,03. O indicador acima de 1 significa transmissão acelerada da doença.

O Estado do Paraná supera 1 milhão de casos de Covid-19, com a pior taxa de transmissão do país. É de 1,14 nesse momento, enquanto a média nacional é de 1,03. O indicador acima de 1 significa transmissão acelerada da doença.

Estudo da Public Heatlh England (PHE) mostra que a aplicação de duas doses da vacina AstraZeneca apresenta 92% de efetividade contra a hospitalização pela variante Delta (B.1.617.2) do Sars-CoV-2. A variante, antes conhecida como indiana, tem se espalhado rapidamente pelo Reino Unido, já havendo casos confirmados no Brasil. A vacina também demonstrou uma alta efetividade contra a variante Alpha (B.1.1.7), identificada pela primeira vez no Reino Unido, com redução de 86% nas internações.

Estudo da Public Heatlh England (PHE) mostra que a aplicação de duas doses da vacina AstraZeneca apresenta 92% de efetividade contra a hospitalização pela variante Delta (B.1.617.2) do Sars-CoV-2. A variante, antes conhecida como indiana, tem se espalhado rapidamente pelo Reino Unido, já havendo casos confirmados no Brasil. A vacina também demonstrou uma alta efetividade contra a variante Alpha (B.1.1.7), identificada pela primeira vez no Reino Unido, com redução de 86% nas internações. 

A OMS classifica a variante “lambda” do coronavírus como sendo “de interesse”, e que deve ser devidamente investigada por cientistas para medir seu impacto, principalmente na América do Sul; anteriormente chamada de variante C.37 ou “variante andina” está associada a taxas substanciais de transmissão comunitária em vários países, incluindo Peru, Chile, Argentina e Equador. A OMS declara que há quatro mutações classificadas como “preocupantes”: a alfa (a variante britânica), a beta (sul-africana), a delta (indiana) e a gama (brasileira ou P.1).

A OMS classifica a variante “lambda” do coronavírus como sendo “de interesse”, e que deve ser devidamente investigada por cientistas para medir seu impacto, principalmente na América do Sul; anteriormente chamada de variante C.37 ou “variante andina” está associada a taxas substanciais de transmissão comunitária em vários países, incluindo Peru, Chile, Argentina e Equador. A OMS declara que há quatro mutações classificadas como “preocupantes”: a alfa (a variante britânica), a beta (sul-africana), a delta (indiana) e a gama (brasileira ou P.1). 

A Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz anuncia que alcançou o total de 58,8 milhões de doses distribuídas da vacina AstraZeneca, sendo 54,8 milhões produzidas pela própria Fiocruz e 4 milhões importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.

A Fundação Osvaldo Cruz - Fiocruz anuncia que alcançou o total de 58,8 milhões de doses distribuídas da vacina AstraZeneca, sendo 54,8 milhões produzidas pela própria Fiocruz e 4 milhões importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.

O Brasil atinge a marca de 500 mil mortos pela Covid-19; o Estado do Paraná soma mais de 30 mil mortes.

O Brasil atinge a marca de 500 mil mortos pela Covid-19; o Estado do Paraná soma mais de 30 mil mortes. 

Dos países da Europa, brasileiros imunizados só podem entrar na Irlanda e na Suíça.

Dos países da Europa, brasileiros imunizados só podem entrar na Irlanda e na Suíça. 

O Ministério da Saúde confirma a 2ª morte pela variante delta do novo coronavírus no Brasil; a notificação foi feita no dia 24, relativa a um homem de 54 anos, tripulante de um navio que ficou atracado no Maranhão.

O Ministério da Saúde confirma a 2ª morte pela variante delta do novo coronavírus no Brasil; a notificação foi feita no dia 24, relativa a um homem de 54 anos, tripulante de um navio que ficou atracado no Maranhão.   

O Estado do Paraná registra 1.320.797 casos de Covid-19 e 32.531 mortes.

O Estado do Paraná registra 1.320.797 casos de Covid-19 e 32.531 mortes. 

A Anvisa autoriza o teste clínico de uma nova versão da vacina da AstraZeneca. A vacina AZD2816, uma versão modificada do imunizante, vai usar a mesma tecnologia da anterior (vetor viral). A nova vacina foi modificada para também fornecer imunidade contra a variante beta, contra a qual a primeira versão deu apenas proteção limitada.

A Anvisa autoriza o teste clínico de uma nova versão da vacina da AstraZeneca. A vacina AZD2816, uma versão modificada do imunizante, vai usar a mesma tecnologia da anterior (vetor viral). A nova vacina foi modificada para também fornecer imunidade contra a variante beta, contra a qual a primeira versão deu apenas proteção limitada. 

O Ministério da Saúde informa que já identificou 27 casos da variante delta do novo coronavírus em todo território nacional; os pacientes estão localizados em sete estados, sendo 6 no navio que esteve na costa do Maranhão; 5 no Rio de Janeiro; 1 em Minas Gerais; 8 no Paraná; 2 em Goiás; 3 em São Paulo e 2 em Pernambuco.

O Ministério da Saúde informa que já identificou 27 casos da variante delta do novo coronavírus em todo território nacional; os pacientes estão localizados em sete estados, sendo 6 no navio que esteve na costa do Maranhão; 5 no Rio de Janeiro; 1 em Minas Gerais; 8 no Paraná; 2 em Goiás; 3 em São Paulo e 2 em Pernambuco. 

O Paraná completa sete semanas seguidas de redução de casos de Covid-19 e seis no número de óbitos na variável de semana epidemiológica; a ocupação de leitos de UTI por Covid chega a 75% dos leitos.

O Paraná completa sete semanas seguidas de redução de casos de Covid-19 e seis no número de óbitos na variável de semana epidemiológica; a ocupação de leitos de UTI por Covid chega a 75% dos leitos.

Curitiba conta 15 mortes e 676 novos casos da doença nas últimas 24 horas; desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 253.164 contaminados e 6.478 mortes; a França anuncia que vai aceitar turistas completamente imunizados de todos os países, inclusive do Brasil, apenas com a comprovação da vacina e uma declaração de que o viajante não possui sintomas e nem teve contato com pessoas com Covid; serão aceitas apenas vacinas autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), ou seja, Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson.

Curitiba conta 15 mortes e 676 novos casos da doença nas últimas 24 horas; desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 253.164 contaminados e 6.478 mortes; a França anuncia que vai aceitar turistas completamente imunizados de todos os países, inclusive do Brasil, apenas com a comprovação da vacina e uma declaração de que o viajante não possui sintomas e nem teve contato com pessoas com Covid; serão aceitas apenas vacinas autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), ou seja, Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson. A vacina AstraZeneca aplicada no Brasil, chamada de Covishield, foi aprovada pelo governo francês e será aceita, segundo a embaixada da França no Brasil. Já a Coronavac, por enquanto, não está na lista de vacinas aprovadas, apesar de já ter sido liberada pela Organização Mundial de Saúde e estar em fase final de análise pela EMA.

O Estado do Rio de Janeiro registra 63 casos da variante Delta em 24 horas; após uma semana de internamento em São Paulo para tratar uma obstrução intestinal, o Presidente Jair Bolsonaro recebe alta, e, na saída do hospital, anuncia que pedirá ao Ministro da Saúde estudos sobre a proxalutamida, como droga promissora no tratamento da Covid-19. O fármaco é fabricado na China e utilizado para o tratamento de câncer de próstata e de mama.

O Estado do Rio de Janeiro registra 63 casos da variante Delta em 24 horas; após uma semana de internamento em São Paulo para tratar uma obstrução intestinal, o Presidente Jair Bolsonaro recebe alta, e, na saída do hospital, anuncia que pedirá ao Ministro da Saúde estudos sobre a proxalutamida, como droga promissora no tratamento da Covid-19. O fármaco é fabricado na China e utilizado para o tratamento de câncer de próstata e de mama. 

A Anvisa libera estudos com a 3ª dose da vacina AstraZeneca e com o medicamento proxalutamida; o estudo da Universidade de Oxford mostrou que uma terceira dose da vacina aumenta as respostas imunes de anticorpos e de células T, ao mesmo tempo que a aplicação da segunda dose pode ser adiada para até 45 semanas após a aplicação da primeira e, ainda assim, levar a um aprimoramento da resposta imune; a Inglaterra deixa de exigir máscaras, libera aglomerações e retira restrições contra a Covid, apesar de alta no número de casos da doença.

A Anvisa libera estudos com a 3ª dose da vacina AstraZeneca e com o medicamento proxalutamida; o estudo da Universidade de Oxford mostrou que uma terceira dose da vacina aumenta as respostas imunes de anticorpos e de células T, ao mesmo tempo que a aplicação da segunda dose pode ser adiada para até 45 semanas após a aplicação da primeira e, ainda assim, levar a um aprimoramento da resposta imune; a Inglaterra deixa de exigir máscaras, libera aglomerações e retira restrições contra a Covid, apesar de alta no número de casos da doença.