O momento histórico pelo qual estamos passando – a Pandemia de Covid-19, causada pelo Coronavírus – mexeu e continua mexendo com a vida de todos nós! Medidas de isolamento social foram impostas a todos com o objetivo de frear a transmissibilidade deste vírus tão letal.

Mudanças radicais necessárias em nossa rotina familiar e laborativa estão marcando este período e podem transformar definitivamente não só nossa forma de encarar a vida, mas nossa forma de trabalhar e nos relacionar com amigos e parentes.

Em breve, com a retomada gradativa de algumas atividades, tais registros desta época tão singular podem se perder ou ficar esquecidos na velocidade com que as informações se sobrepõem na internet e nas redes sociais.

E para que este momento histórico não se perca, registraremos aqui, neste espaço da Memória Institucional da JFPR, os momentos mais marcantes da pandemia em nossa Instituição e em nossas vidas.

O corte cronológico adotado é o período de março de 2020 a março de 2022, ou seja, o início da pandemia no Brasil até a retomada quase plena das atividades na Justiça Federal da 4ª Região.

Esta “Memória da Pandemia” conterá uma Linha do Tempo, que mostrará os principais acontecimentos no Brasil e no mundo relacionados à doença durante seu período mais agudo; o Vocabulário da Pandemia vai registrar os termos mais utilizados e até mesmo surgidos em função da Covid-19; os Dirigentes do TRF4 e da JFPR, que enfrentaram todas as adversidades do início da pandemia, atuando para dar continuidade às atividades laborais e de prestação jurisdicional, também terão seus nomes gravados na História de nossa Instituição; serão registradas, ainda, as Decisões Judiciais e Administrativas que mais impactaram a sociedade e o trabalho de magistrados e servidores; por fim, farão parte da Memória deste tempo tão peculiar, os Cursos e Treinamentos à distância oferecidos ao corpo funcional da JFPR, Fotos e Depoimentos enviados pelos nossos juízes e servidores, demonstrando o quanto este período triste e difícil transformou nossas vidas e profissões, e os Materiais Gráficos produzidos pelos Municípios-Sede para conscientização, prevenção e cuidados com esta doença tão devastadora…

De tudo ficaram três coisas

A certeza de que estamos começando…
A certeza de que é preciso continuar…
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar…
Façamos da interrupção um caminho novo…
Da queda, um passo de dança…
Do medo, uma escada…
Do sonho, uma ponte…
Da procura, um encontro!

Fernando Sabino, in O Encontro Marcado.