Criada pela Lei nº 12.011/2009, a cidade de Telêmaco Borba recebeu sua 1ª Vara Federal em 22 de agosto de 2014. Implantada e instalada pela Resolução TRF4 nº 54/2014, e pela Resolução TRF4 nº 81/2014, a Vara Federal também atende parcialmente a Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal de Wenceslau Braz e integralmente a Unidade Avançada de Atendimento de Ibaiti.

O Desembargador Federal Tadaaqui Hirose, Presidente do TRF4, e o Juiz Federal Nivaldo Brunoni, Diretor do Foro da JFPR, presidiram a solenidade de inauguração.

O primeiro Juiz Federal e primeiro Diretor do Foro da Subseção foi o Juiz Federal Fabrício Bittencourt da Cruz, que atuou na instalação da Unidade, sendo substituído, já em outubro de 2014, pela Juíza Federal Marta Ribeiro Pacheco. Em 2016 a Juíza foi substituída pelo atual magistrado da Subseção, Juiz Federal Leandro Cadenas Prado.

Os servidores pioneiros, designados nos dois primeiros anos de funcionamento da Vara Federal, foram:

Carlos Renato Peçanha Nogueira
Cláudia Czarnik Nagamine
Clayton Cardoso
Daniel Zempulski Jorgensen
Eneias Alexandre Gonçalves Torres
Fernanda Albino Sako Higashi
Juliana Fagundes Monteiro dos Santos
Karina Mara Bueno Gurski Florenzano
Luciana Pimentel Souza da Silveira
Luiz Alfredo Sartori
Marcos Antonio da Silva
Marina Rudek Mores
Mário Antonio Lima Rizzo
Mário Gonçalves Dias Júnior
Mayara Cortiano
Olivia Maria Andrei
Rafael Carneiro Bolda
Simone Yumi Takinami
Susi Miyuki Yamada Ito
Thiago Horn
Tiago Ribas de Campos
Walmilo de Oliveira Zari

Em 2019 foi firmado ajuste de cooperação entre a JFPR e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, para a cessão de espaço nas dependências do Fórum Desembargador Hugo Simas, localizado no Município de Ibaiti, para funcionamento da Unidade Avançada de Atendimento (UAA) da Justiça Federal no Município, abrigando a Secretaria, sala de perícias e sala para realização de audiências.