A Subseção Judiciária de Pitanga nasceu sob a forma de um Juizado Especial Federal Avançado (JEFA), vinculado à Subseção de Guarapuava, em 14 de junho de 2005. A inauguração deste JEFA foi estabelecida pela Resolução TRF4 nº 69/2005, e a solenidade foi conduzida pelo Desembargador Federal Vladimir Passos de Freitas, então Presidente do TRF4, e pelo Juiz Federal Nicolau Konkel Jr., Diretor do Foro da JFPR, na Av. Interventor Manoel Ribas, 420.

A criação da Subseção Judiciária própria ocorreu por meio da Lei nº 13.088/2015, e sua instalação e implantação se deu pela Resolução TRF4 nº 40/2016. A solenidade de instalação aconteceu em 5 de setembro de 2016, conduzida pelo Desembargador Federal Luiz Fernando Wowk Penteado, Presidente do TRF4, e pela Juíza Federal Gisele Lemke, Diretora do Foro da JFPR. O servidor Marluz Augusto Magierski era o Diretor da Secretaria Administrativa. O primeiro magistrado a atuar na Subseção foi o Juiz Federal Christiaan Allessandro Lopes de Oliveira.

A Subseção ocupa, desde sua instalação, o mesmo prédio-sede, localizado na Rua João Gonçalves Padilha, 410, Centro.

Os Juízes Federais que já atuaram ou atuam na Subseção de Pitanga são:

Christiaan Allessandro Lopes de Oliveira
Denise Dias de Castro Bins Schwanck
Fernando Tonding Etges

Os primeiros servidores da Subseção de Pitanga, designados em seus dois primeiros anos de funcionamento, foram (inclusive os que atendiam o Juizado Avançado, com lotação efetiva na Unidade):

Alexandre Manfrinatti Viana Leite
Bianca Franco da Rosa Guimarães
Cláudio Jose Goldbach
Eduardo Fior da Cruz
Gustavo Henrique Willrich
Henrique de Andrade Portilho Leonardi
João Leandro Czerevaty
José Ricardo Rosas
Marina Harger Zimmermann Cappelletti
Nanci de Fátima Cardoso
Roberta Philippsen Janz
Uirinton Correia Silva
Vinicius Dalazoana
Wagner Simionato

Ata de Instalação

14.06.2005 – Ata De Instalação Do Juizado Especial Federal Avançado De Pitanga