A cidade de Paranavaí recebeu sua 1ª Vara Federal em 21 de fevereiro de 2001, resultante da Lei nº 9.664/1998. A Unidade foi implantada e instalada pela Resolução TRF4 nº 6/2001.

O Desembargador Federal Fábio Bittencourt da Rosa, Presidente do TRF4, conduziu a solenidade de inauguração, acompanhado pelo Juiz Federal Dirceu de Almeida Soares, Diretor do Foro da JFPR. A servidora Denise Fátima de Araújo Meskau era a Diretora Administrativa. O primeiro magistrado designado para a Subseção foi o Juiz Federal Adriano José Pinheiro, também seu primeiro Diretor do Foro.

A solenidade de inauguração ocorreu na 1ª Sede da Instituição no Município, localizada na Rua Getúlio Vargas, 1.350, Centro de Paranavaí.

Em 2001, pela Resolução TRF4 nº 56/2001, a Vara Federal recebeu seu Juizado Especial Criminal Adjunto, e em 2002 a Vara recebe também as causas do Juizado Especial Federal Cível, passando a chamar-se Juizado Especial Cível e Criminal Adjunto, conforme previsto pela Resolução TRF4 nº 47/2002. Em 2004, a Vara Federal passa a denominar-se Vara Federal e Juizado Especial Federal de Paranavaí, conforme determinado pela Resolução TRF4 nº 52/2004.

Como o prédio da Rua Getúlio Vargas não dispunha de elevador, o que dificultava o acesso do público, sobretudo das partes com dificuldade de locomoção, a Subseção muda sua Sede para a Rua São Cristóvão, 144. “A primeira Sede da Subseção de Paranavaí ficava no piso superior de uma agência bancária. Uma das dificuldades do local é que não havia acesso por elevador. Os segurados tinham que subir uma escada, o que para alguns era difícil. Em uma ocasião tomei o depoimento da autora na calçada mesmo (ela era cadeirante), que depois foi reduzido a termo”, conta o Juiz Federal Adriano José Pinheiro.

Os Juízes Federais que atuam ou já passaram pela Subseção Judiciária de Paranavaí são:

  • Adélcio Ferreira
    Adriano José Pinheiro
    Alexandre Arnold
    Alexandre Moreira Gauté
    Anderson Furlan Freire da Silva
    Braulino da Matta Oliveira Júnior
    Danielle Perini Artifon
    Emanuel Alberto Sperandio Garcia Gimenes
    Janaina Siqueira Barreiros Leal
    Márcia Vogel Vidal de Oliveira
    Matheus Gaspar
    Pedro Pimenta Bossi
  • Ricardo Cagliari Bicudo
    Stephanie Uille Gomes de Godoy

Os servidores pioneiros da Subseção, nomeados em seus dois primeiros anos de instalação, são:

Ana Paula da Fonseca Zanin
Anderson Ricardo Fogaça
Cecilia Fumie Hayashi Watanabe
Christian Mulinari Boska
Claudia Santos Ricci de Almeida
Daniel Henrique Rodrigues
Dirceu Henrique Rocha Batista
Eri Pereira
Everton Renato Gouveia Moreira
Fernando Luiz Tibério
Gilson Rogério Duarte de Oliveira
Honório Oka
José Roberto de Seles
Marcos Vinícius de Oliveira
Mauricio Hideo Okamoto
Rogério de Souza Nogueira
Rubens Augusto Paris Teixeira
Sérgio Ricardo Fiaes
Ulisses Atila Arrais e Moura
Ulisses Queiroz Felix

 

Atas de Instalação