Oscar Joseph de Plácido e Silva nasceu em Marechal Deodoro/AL em 18 de junho de 1892, e faleceu em Curitiba/PR no dia 16 de janeiro de 1963, aos 71 anos. A mãe de Oscar, Senhorinha Plácido da Silva, morreu ao dar à luz a segunda filha de seu casamento com Francisco Manoel da Silva. A criança também morreu. Quem realmente criou Oscar foi Anna Plácido e Silva, uma de suas irmãs, filha do primeiro casamento de Francisco Manoel da Silva com Antônia Plácido e Silva (irmã de Senhorinha), que tiveram 12 filhos.

Veio morar em Curitiba em 1912, a convite do irmão João Alfredo Silva que já morava na capital paranaense. Foi o primeiro aluno e o primeiro funcionário da Universidade Federal do Paraná, a primeira universidade brasileira.

De Plácido e Silva foi fundador da Escola Técnica de Comércio “De Plácido e Silva”, que depois viria a se transformar na Faculdade de Ciências Econômicas De Plácido e Silva e, posteriomente, na Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP), com Sede na Rua General Carneiro.

Foi também professor da Faculdade de Direito de Curitiba. Foi autor de vários livros, dentre os quais destaca-se o Vocabulário Jurídico, editado até hoje.

Curiosidades:

Por sua intensa vida social, participou da fundação de diversas entidades, nem sempre ligadas ao Direito. Foi um dos co-fundadores do jornal Gazeta do Povo. Em 1949, foi um dos fundadores do Iate Clube de Guaratuba.

Entre os seus descendentes estão a filha Juril De Plácido e Silva Carnasciali (conhecida como Juril Carnasciali), jornalista e colunista social. O deputado estadual Nelson Justus, ex-presidente da Assembleia Legislativa, é neto de De Plácido e Silva.

Em 2009, as Faculdades Santa Cruz, de Curitiba-PR, deram o nome de De Plácido e Silva ao seu Núcleo de Prática Jurídica.

Recebeu postumamente, do governo do estado de Alagoas, a Medalha Doutor Pontes de Miranda.

Há uma escola estadual em Pinhais/PR cujo nome é Escola Estadual Oscar Joseph Plácido e Silva.

Em 2005, na UniBrasil – Centro Universitário de Curitiba, foi criada a Secretaria Geral De Plácido e Silva, em homenagem póstuma ao advogado, juiz, professor e jornalista.

Fonte: wikipedia/Jornal Gazeta do Povo