João Evangelista Espíndola era filho de Francisco de Abreu Espíndola e de Anna Gomes de Oliveira Espíndola. Nasceu no dia 27 de dezembro de 1864 na cidade de Rio Grande, então Província do Rio Grande do Sul. Não há informação do ano de sua morte.

Diplomou-se em medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Logo depois de formado mudou-se para o Paraná na qualidade de inspetor de Saúde do Porto de Paranaguá. Um ano depois, passou a médico da Escola de Aprendizes Marinheiros e médico da Santa Casa de Misericórdia.

Como jornalista, foi redator nos jornais “A Razão” e “O Século” em Paranaguá.
Em 1894, mudou-se para Curitiba, e em 1895 foi nomeado médico adjunto do Exército e médico do Hospital de Misericórdia, do qual chegou à direção.

Foi ainda fiscal do Ginásio Paranaense; deputado do Congresso Legislativo; primeiro suplente de Juiz Federal; primeiro suplente de juiz de Direito da 1º Vara da Capital; chefe do Serviço Médico da Caixa de Socorro da Companhia São Paulo-Rio Grande (Estrada de Ferro) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná.

Colaborou ainda nos periódicos “A República”, “A Notícia” e no “Diário da Tarde”, de Curitiba.

Na capital paranaense, há uma rua com seu nome no bairro Jardim Social.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, com informações extraídas do livro “130 anos de vida parlamentar paranaense”,1954, de Maria Nicolas.