O Município de Francisco Beltrão recebeu sua 1ª Vara Federal no dia 7 de maio de 1999, resultado da Lei nº 9.664/1998. Implantada pela Resolução TRF4 nº 15/1999, que transferiu duas Varas Federais da SJRS para a SJPR, a Vara foi instalada pela Resolução TRF4 nº 19/1999.

A solenidade, conduzida pela Desembargadora Federal Ellen Gracie Northfleet, Presidente do TRF4, teve lugar na Rua Antonio de Paiva Cantelmo, em prédio então conhecido como Edifício Banestado. O Diretor do Foro da JFPR era o Juiz Federal Joel Ilan Paciornik, e o Diretor da Secretaria Administrativa era o servidor José Luiz Balliana. O primeiro magistrado que respondeu pela jurisdição da Subseção foi o Juiz Federal Mauro Sbaraini, sendo substituído, cerca de dois meses depois, pelo Juiz Federal Alberi Augusto Soares da Silva.

A Juíza Federal designada inicialmente para a nova Vara foi Maria Lúcia Germano Titton, mas que não chegou a assumir, pois havia sido classificada, em 1998, em concurso de promoção, aceitando vaga para a Vara Federal de Criciúma/SC. O Juiz Federal Mauro Sbaraini conta que “Francisco Beltrão estava, portanto, sem magistrado, à espera do concurso de promoção seguinte. Eu era o Juiz Substituto da Subseção mais próxima (e que jurisdicionava Francisco Beltrão), Cascavel. Então o Tribunal designou-me com titularidade plena, e, dessa forma, acabei tornando-me o primeiro Juiz dessa nova Subseção. Durante cerca de dois meses, eu me desloquei de Cascavel para Francisco Beltrão na segunda-feira, retornando na sexta (eram cerca de 170 quilômetros). Minha família permaneceu em Cascavel. Iniciamos a Vara com um Juiz (eu) e a servidora Marinita Magri (a única que pediu remoção, pois era antes de Cascavel). Na semana seguinte (a inauguração foi numa sexta-feira), a Direção do Foro da JFPR deslocou 4 servidores de Curitiba – Carla Sarturi, Marísia Faucz, Osmar Castilho e Patricia de Sá, que ficaram por cerca de um mês. Na sequência, recebemos mais uma Diretora de Secretaria de Ponta Grossa (Márcia Maria Dias Collin) para auxiliar os trabalhos por um tempo. Somente após cerca de um mês é que começamos a receber os primeiros funcionários oriundos de concurso. A experiência de iniciar uma Subseção foi muito interessante. Os fatos mais marcantes, para mim, foram a repercussão na cidade da instalação da primeira Vara Federal, e as pilhas de processos que vinham da Justiça Estadual”.

Os Juízes Federais que atuaram ou atuam na Subseção Judiciária de Francisco Beltrão são:

Alberi Augusto Soares da Silva
Alexandre Arnold
Alexei Alves Ribeiro
Ana Carine Busato Daros
Christiaan Allessandro Lopes de Oliveira
Cristiano Estrela da Silva
Diego Akito Nihei
Diego Viegas Véras
Dulce Helena Dias Brasil
Eduardo Correia da Silva
Frederico Montedonio Rego
Gilson Jacobsen
Gustavo Pedroso Severo
Ivanise Corrêa Rodrigues Perotoni
Lademiro Dors Filho
Leoberto Simão Schmitt Junior
Leonardo Müller Trainini
Marcus Holz
Maria Lucia Germano Titton
Mauro Sbaraini
Paulo Mário Canabarro Trois Neto
Ricardo Rachid de Oliveira
Sandro Nunes Vieira
Tatiana de Oliveira Lavigne
Vanessa de Lazzari Hoffmann
Vanessa Viegas Graziano

Os servidores lotados definitivamente na 1ª Vara Federal, entre 1999 e 2000, foram:

Angélica Mamie Saito
Carlos Armando Lacerda
Celso Rogerio Pabst
Eli do Rocio Sebastiao Martins
Elias Annes
Ellen Jane Garcez
Elton Celestino Kuhn
Eri Pereira
Erus Roberto Kluber
Humberto Soares Verdum
Irineu Antonio Miller
Jaime Hofliger
Jussara Alves Galvão Alece
Marcelo Loterio Paquete
Marcelo Siqueira Picinini
Marcia Maria Dias Collin
Marinita Magri
Otacílio Godinho dos Santos
Raquel Cristina Fracasso
Raquel Poloni
Roberto Lustosa dos Santos
Silas Angelo Radin
Sulamita Lima Rodrigues
Volmir Zanini

Em 21/06/2002, a Vara Federal recebe um Juizado Especial Federal Cível Adjunto, já em nova Sede, na Rua Tenente Camargo, 1.660.

Em 16/05/2005, o Município recebeu sua 2ª Vara Federal, consequência da Lei nº 10.772/2003. A nova Unidade foi implantada e instalada pela Resolução TRF4 nº 52/2005, especializada em matéria previdenciária, com Juizado Especial Federal Previdenciário Adjunto, competência que detém até hoje.

E em 21/05/2015 nova mudança de Sede ocorre, desta vez para a Av. Júlio Assis Cavalheiro, 2.295.

Atas de Instalação