Afonso Maria de Oliveira Penteado foi Juiz Federal no Estado do Paraná; no entanto, há escassas informações sobre sua biografia pessoal e profissional. Sabe-se que atuou na JFPR no período de 25 de agosto de 1932 a 17 de abril de 1933. Encontram-se apenas menções a seu nome, como, por exemplo, na solenidade de instalação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em notícia publicada no dia 10 de junho de 1932, conforme informações localizadas no site da Memória Institucional do TRE/PR.

“Com a presença dos juízes desembargadores Clotário Portugal, Otavio do Amaral, Dr. Afonso Maria de Oliveira Penteado, juiz federal da Secção do Paraná, Dr. Alencar Guimarães, o Dr. José Maria Pinheiro Lima, sob a presidência do desembargador Carlos Guimarães, realizou-se ontem na sala das sessões do Superior Tribunal de Justiça do Estado, a sessão de instalação do Tribunal Eleitoral do Estado do Paraná”

Também encontra-se disponível na internet o Decreto nº 23.045, de 07/08/1933, assinado pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, em que há a abertura de “crédito especial de 8:441$800, para ocorrer ao pagamento que compete ao bacharel Affonso Maria de Oliveira Penteado, relativos aos vencimentos de juiz federal, em disponibilidade, na Seção do Estado do Paraná, no percado de 25 de agosto de 1932 a 17 de abril de 1933”.

Nomeação: